Meus funcionários precisam vestir a camisa. Esta é uma frase escutada em vários cantos de diversas empresas há algum tempo.
O que muitos superiores precisam refletir, é que certas vezes não damos a “camisa” para este colaborador e mesmo assim exigimos que ele a vista.
A “camisa” na verdade simboliza as informações, o conhecimento sobre tudo que cerca a companhia.
Todos os seus colaboradores deveriam saber o que você sabe, pois gostamos e amamos apenas o que de fato conhecemos. E quanto mais se conhece um determinado assunto, mas nos aprofundamos nele, e o amor será conseqüência.
Normalmente achamos que nossa equipe já domina quase tudo, portanto desafio você a fazer um teste simples, porém fundamental, quando queremos maior interação e comprometimento dos que compõe o quadro executivo do menor ao maior escalão.
Note que rotineiramente, prefiramos falar de assuntos que dominamos e quanto mais sabemos, mais queremos aprender sobre tal.
Segue abaixo uma sugestão que aplico nos treinamentos que ministro em várias empresas.
Tenho certeza que se surpreenderá com o feedback.
01- Qual o nome completo da sua empresa ?
02- Qual a origem do nome ou por que sua empresa tem esse nome ?
03- Quais são os produtos e serviços que sua organização comercializa ?
04- Quais os principais diferenciais da nossa corporação ?
05- Há quantos anos a empresa existe ?
06- Qual a região de atuação ?
07- Quais são os 5 maiores ou melhores clientes ?
08- É detentor de algum prêmio importante ? Qual ?
09- Exporta seus produtos ou serviços ao exterior ? Quais países ?
10- Na sua opinião, quais as funções ou atividades que um diretor de empresa deve desempenhar ?
Normalmente, por mais que os chefes achem que todos irão tirar nota 10, a média tem estado em torno de 50%, ou seja, 5 acertos apenas. Já pensou se alguém resolver usar apenas metade da roupa?
Não é só o presidente, diretor, gerente ou vendedor que deve ter acesso a esses valiosos dados, mas sim todos os funcionários da empresa.
Cientes dessas respostas, todos poderão se tornar parte integrante da organização, ou seja, passará a ser um peixe “dentro” d’água e poderá então, vestir a camisa. Com isso sua companhia ganhará mais divulgadores e vendedores, que não atuam na área comercial.
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário